Modalidades de intercâmbio

Ligado . Publicado em PT

Programas de Pós-Graduação da FMVZ/USP

Maneiras de ingresso nos Programas de Pós-Graduação da FMVZ/USP:

1) PROCESSO SELETIVO

a. Escolha um dos Programa de Pós-Graduação, verifique se há edital de processo seletivo aberto e siga as instruções. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação escolhido;

b. Os candidatos internacionais deverão ser aprovados em proficiência na Língua Portuguesa, denominado Celpe-Bras. Informações sobre os procedimentos deverão ser obtidas junto ao Consulado Brasileiro em seu país de origem ou no Portal MEC;

c) O exame de Proficiência em Língua Inglesa será realizado na FMVZ/USP. Será cobrada taxa de inscrição;

d) Os documentos solicitados em edital deverão ter visto/selo do Consulado Brasileiro em seu país de origem; e

e) O visto, no ato da matrícula, deverá ser o Visto Temporário para Estudantes (VITEM IV), com o qual será possível obter o Registrado Nacional do Estrangeiro (RNE).

IMPORTANTE: Não será feita matrícula sem a apresentação do VITEM IV ou RNE. Não serão aceitos vistos diferentes do VITEM IV, como o Visto MERCOSUL, ou Visto de Turismo. 

2) PROGRAMA PEC-PG (bolsas de estudos):

Informações sobre procedimentos e calendário estão disponíveis no website da CAPES.  Um dos requisitos para inscrição no Programa PEC-PG é apresentar carta de aceite de seu futuro Orientador, vinculado ao Programa de Pós-Graduação de interesse. O candidato aprovado no Programa PEC-PG, após a matrícula, realizará o exame na Língua Inglesa. 

3) MOBILIDADE DE CURTA DURAÇÃO

 

FONTE: Serviço de Pós-Graduação da FMVZ.