Cadastro na Polícia Federal

Ligado . Publicado em PT

PROCEDIMENTOS LEGAIS - Validação dos vistos junto à Polícia Federal

Todos os alunos, docentes ou pesquisadores internacionais deverão apresentar o visto correspondente para as atividades que realizará na FMVZ-USP. O visto não poderá ser obtido uma vez no Brasil e não serão aceitos Vistos de Turismo ou Visto MERCOSUL Temporário. Uma vez no Brasil, os procedimentos abaixo deverão ser realizados em até 30 dias, conforme carimbo no passaporte quando da entrada no Brasil. 

 1ª ETAPA: Cadastro online e pagamento das taxas 

Uma vez no Brasil, os portadores dos Vistos Temporários Tipo I (Docentes e Pesquisadores) e Tipo IV (Estudantes de graduação e pós-graduação) deverão proceder com a validação do visto obtido. O procedimentos é obrigatório, podendo incidir em multas diárias caso não realizado. Fique atento! 

1. Acessar o website da Polícia Federal, no item de Requerer Registro/Renovação de Anistia;
1.1. Preencha o formulário de cadastro no "Item 1", com todas as suas informações pessoais;
1.2. Em "Unidade Polícia Federal", selecione "SP" e na sequência "DELEMIG/SP - SAO PAULO", para ida na Polícia Federal da cidade de São Paulo, ou "DPF/AQA/SP - ARARAQUARA", para ida na Polícia Federal da cidade de São Carlos, a mais próxima de Pirassununga;
1.3. Após o preenchimento, será gerado um número de cadastro, com o qual será possível agendar seu comparecimento à Polícia Federal, no "Item 2", no mesmo website.

2. Acessar o website da Polícia Federal, no item de Recolhimento da União - GRU;
2.1. Preencher seus dados pessoais: Nome completo, Endereço no Brasil (poderá ser o da FMVZ/USP); bairro, cidade, país, e-mail, nome da mãe e nome do pai;
2.2. No campo “Unidade Arrecadadora”, selecionar “SP (027-2) SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DE SÃO PAULO”, para ida na Polícia Federal da cidade de São Paulo, ou "SP (102-3) DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL DE ARARAQUARA/SP", para ida na Polícia Federal da cidade de São Carlos, a mais próxima de Pirassununga;
2.3. No campo “Código da Receita STN” selecionar “140082 – Registro de Estrangeiro”;
2.4. Após, clique em “Gerar Guia” e imprima o boleto de pagamento.

3. Preencher novamente a mesma GRU especificado no item 1, com as seguintes modificações:
3.1. No campo “Código da Receita” selecionar “140120 – Carteira de Estrangeiro de 1ª via”;
3.2. Após, clique em “Gerar Guia” e imprima este outro boleto de pagamento;
Ambos os boletos deverão ser pagos em agência bancária no Brasil. 
Os valores são: 140082 – Registro de Estrangeiro – R$106,45 e 140120 – Carteira de Estrangeiro (RNE) 1º Via – R$204,77. A primeira taxa não precisa ser paga por alunos ou docentes/pesquisadores de países lusófonos (Ex. Portugal).
4. Acessar ao website da Polícia Federal, no item Agendamento de Estrangeiro;, apenas para ida na cidade de São Paulo; 
4.1. Inserir o "Código da Solicitação", o qual foi gerado no Formulário gerado após feitas as instruções do "Item 1";
4.2. Marcar sua ida à Polícia Federal, de acordo com os dias e horários disponibilizados. 
PS: No caso de ida na Polícia Federal de São Carlos, enviar um e-mail para a CCInt-FMVZ informando o dia pretendido para ida, para que possamos agendar o horário. 

2ª ETAPA: Comparecimento à Polícia Federal 

Após a realização do cadastro online, o estrangeiro deverá comparecer à Superintendência da Polícia Federal, no dia e horário agendado, com os seguintes documentos: 

CHECK-LIST
a) Formulário gerdado no website da Polícia Federal quando do cadastro online;
b) 2 fotos 3X4 recentes, coloridas, de frente, com fundo branco, sem data;
c) Passaporte válido original (mínimo de 1 ano) e cópia autenticada em CARTÓRIO das páginas (exceto as em branco). Certifique-se que na cópia apareçam a folha com sua foto e nome, a folha do visto e o carimbo com a data de entrada no Brasil; 
d) Visa Application Form, entregue na repartição consular no país de origem;
e) Comprovante de pagamento das duas taxas GRU. 

FONTE:Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI); Escritório Politécnico Internacional. Escola Politécnica da USP. iPOLI – Foreigner's Guide – 2012 version e Polícia Federal.