SUA JORNADA COMEÇA AQUI!

Veja as opções de estudos oferecidas na nossa Faculdade

  • Escolha um dos Programa de Pós-Graduação, verifique se há edital de processo seletivo aberto e siga as instruções. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação escolhido;
  • Os candidatos internacionais deverão ser aprovados em proficiência na Língua Portuguesa, denominado Celpe-Bras. Informações sobre os procedimentos deverão ser obtidas junto ao Consulado Brasileiro em seu país de origem ou no Portal MEC;
  • O exame de Proficiência em Língua Inglesa será realizado na FMVZ/USP. Será cobrada taxa de inscrição;
  • Os documentos solicitados em edital deverão ter visto/selo do Consulado Brasileiro em seu país de origem; e
  • O visto, no ato da matrícula, deverá ser o Visto Temporário para Estudantes (VITEM IV), com o qual será possível obter o Registrado Nacional do Estrangeiro (RNE).

Importante!

Não será feita matrícula sem a apresentação do VITEM IV ou RNE. 

Poderão ser firmados convênios de co-orientação de teses de Mestrado e Doutorado visando a dupla-titulação, desde que em atendimento aos dispositivos regimentais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Comissão de Pós-Graduação e respectiva Comissão Coordenadora de Programa.

Orientamos para que os interessados acessem o website da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) ou entrem em contato com a CCInt-FMVZ. 

Os estudantes de pós-graduação regularmente matriculados em instituições estrangeiras podem realizar mobilidades de curta duração na FMVZ/USP na condição de aluno de pós-graduação em mobilidade de curta duração, realizando pesquisas válidas para sua pesquisa de mestrado ou doutorado em sua universidade de origem, nos Programas de Pós-Graduação de nossa instituição.

Período de inscrições: Fluxo contínuo. 

Pré-requisito iniciais: 

  • Ser aluno regularmente matriculado em instituição de ensino superior estrangeira; e
  • Existir convênio vigente entre a instituição de origem e a FMVZ ou USP.

Etapas:

1ª) Escolha o Programa de Pós-Graduação, bem como o docente FMVZ/USP responsável de seu interesse;

2ª) Entre em contato com o docente FMVZ/USP, informando sobre o seu interesse, plano de pesquisa e período de interesse para o intercâmbio. Uma vez aceito pelo docente USP, este deverá encaminhar os seguintes documentos para deliberação da Comissão Coordenadora de Programa (CCP) no qual está vinculado: 

  • Ofício do docente da FMVZ/USP responsável pelo aceite justificando o aceite e interesse no recebimento do aluno;
  • Carta de recomendação de docente da sua Universidade de origem;
  • Plano de pesquisa indicando a área, docente FMVZ/USP responsável e período de intercâmbio;
  • Comprovante de matrícula; e
  • Cronograma das atividades a serem realizadas na USP no período especificado.  

3ª)  Após a deliberação e aprovação da Comissão Coordenadora de Programa (CCP), os documentos deverão ser enviados para apreciação da Comissão de Pós-Graduação (CPG). Uma vez aprovado por esta, a CCInt-FMVZ entrará em contato com o aluno para informações adicionais e procedimentos consulares. 

Importante!

Para quaisquer atividades de intercâmbio, os alunos internacionais deverão apresentar o Visto Temporário para Estudantes (VITEM IV) ou MERCOSUL e o Seguro Saúde Internacional válido pelo período de intercâmbio.

FONTE: Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo e Serviço de Pós-Graduação da FMVZ.