Os estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições estrangeiras podem realizar estágios curriculares na FMVZ/USP, na condição de aluno de mobilidade de curta duração, realizando pesquisas válidas para o currículo de sua universidade de origem nos Departamentos de nossa instituição.

  • Departamento de Clínica Médica (VCM) e Departamento de Cirurgia (VCI), para intercâmbios no 1º semestre (Janeiro-Junho): até 30 de setembro. Para intercâmbios no 2º semestre (Julho-Dezembro): até 31 de março, às 12h. *Caso o prazo se encerre em finais de semana ou feriados, a data válida para inscrição será o último dia útil até às 12h. 
  • Demais Departamentos: não há prazos de inscrições estabelecidos, mas as inscrições devem enviados com três (3) meses de antecedência do início desejado para a mobilidade, impreterivelmente.
  • Estar regularmente matriculado na instituição de origem;
  • Pedidos para a realização de estágios curriculares obrigatórios, reconhecidos e solicitados oficialmente pela instituição de ensino de origem. Não serão aceitos pedidos não oficiais de intercâmbio;
  • Duração de, no mínimo, 1 (um) mês e, no máximo, 6 (seis) meses, prorrogáveis por mais 3 (três) meses, desde que autorizado e justificado pela instituição de origem;
  • Convênio vigente entre as instituições, e que contemple o período de mobilidade. Não havendo, deverá ser solicitado com até seis (6) meses de antecedência da data de inicio do intercâmbio, impreterivelmente;
  • No início do intercâmbio, o aluno é responsável por apresentar Visto Temporário Tipo IV ou MERCOSUL, Apólice de Seguro Saúde Internacional, Termos de Compromisso devidamente assinado pela instituição de origem, e Ficha de avaliação de intercâmbio, emitida pela instituição de origem.

1ª etapa: Verifique nossas opções;
2ª etapa: O escritório responsável pelas Relações Internacionais na instituição de origem do estudante deverá entrar em contato conosco através do nosso e-mail institucional, com os seguintes documentos anexos:

  • Carta de solicitação: deverá constar nome completo do estudante, departamento e área de interesse e período da mobilidade, no formato Início: DD/MM/AAAA e Fim: DD/MM/AAAA (exceto Departamento de Cirurgia – VCI, o qual tem formulário próprio). Para os Departamentos de Cirurgia e Clínica Médica, os períodos devem sempre iniciar no primeiro dia do mês,  finalizar no último dia do mês e ter duração máxima de 3 meses por serviço;
  • Cópia do histórico escolar;
  • Cópia do Curriculum Vitae do estudante; e
  • Comprovante de matrícula.

3ª etapa: Após deliberação do Departamento e, uma vez aceita a mobilidade, os procedimento e instruções serão enviados pela CCInt-FMVZ, por e-mail.

 

Importante!

O aceite da mobilidade de curta duração não implica na coorientação de nossos docentes em trabalhos de conclusão de curso, bem como a carga horária é determinada pelo Departamento responsável, a qual deverá ser cumprida na sua totalidade (40 horas semanais).

Fonte: Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional.